Equipamento necessário: motoserra com broca de perfuração, espichadora de arame e cavadeiras.
Mão de obra direta prevista: 05 homens.
Material : Moirões de 10 /12 cm de topo por 2,20 m de comprimento, esticadores de no mínimo 17 cm de topo por 2,50 m de comprimento, arame liso galvanizado (1.000 mts por rolo), arame específico para aterramento de descargas elétricas.
Padrão da cerca
- Esticadores a cada mudança de rumo (esquina da cerca) e a cada 250 metros de vão livre, se aplicável.
- Moirões a cada 2,50 mts, com 05 fios de arame liso por vão, com 70 cm fincados no chão e 1,50 mts de altura do solo, com espaçamento de 22,00 cm entre os fios superiores e de 40,00 cm do fio inferior ao solo.
Descrição das etapas da operação
- Desmanche da cerca existente, com anuência do vizinho, transporte dos moirões/arame antigos para o depósito (local) de apoio, seleção de material reutilizável (se for o caso), empilhamento adequado.
- Nivelar o rumo da cerca retirada com trator, aproveitando para fazer o aceiro, fazer a marcação/escavação dos buracos para fincar os moirões na medida padrão.
- Transportar os moirões novos do depósito e posicioná-los de acordo com a marcação.
- Fincar os moirões, socar o pé do mesmo com firmeza para maior resistência quando do espichamento, furar cada um na medida padrão, verificar o alinhamento geral da cerca e fazer o aterramento quando necessário.
Veja no vídeo abaixo a execução da operação em etapas:
Veja abaixo a galeria de fotos